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Notificação Push Mobfiq

Notificação Push: As 7 melhores práticas para converter mais

02

jul
2018

 

Uma das melhores ferramentas presente nos aplicativos é o envio de notificação push. Nesse artigo vamos te dar dicas dos melhores horários para envio, a melhor forma de escrever uma mensagem, quantos caracteres usar dentre outras. Tudo para que você utilize as notificações da melhor forma, engajando seus clientes e aumentando suas conversões.

Se você não sabe o que é push, leia agora este outro artigo.

Boas Práticas

1. Relevância

A notificação push é um tipo de comunicação direta com os usuários, uma vez que é mostrado na tela inicial do smartphone. Por isso, as notificações só devem ser enviadas quando forem altamente relevantes ou com muito valor. Quanto mais informação você possuir sobre o seu usuário, maior a chance de enviar um push personalizado, segmentado e consequentemente aumentar a taxa de engajamento.

 

2. Simplifique/ Menos é mais

Não abuse da atenção e foco do seu cliente. Utilize textos curtos e o mais objetivo e claro possível. Mostre para o seu usuário do que se trata o assunto, mas em poucas palavras. A maioria das ferramentas permite o envio de uma push com até 200 caracteres. Nós recomendamos que use até 120 caracteres no máximo, evitando assim a quebra da mensagem a ser passada.

Para saber informações sobre os caracteres para iOS e Android, preencha o formulário e baixe a tabela abaixo.


3. Emojis caem muito bem 😉👍

O uso de emojis aumentam em média 85% a taxa de abertura de uma notificação push. Pode parecer simples demais, mas esse recurso – quando utilizado da forma certa – utiliza a descontração, criatividade e humor para passar ou reforçar uma informação. Ao se apropriar da linguagem que o seu usuário já utiliza no dia-a-dia, a sua marca se aproxima dele e instiga a sua curiosidade.

 

4. Curiosidade é chave

Estratégia muito utilizada em assuntos de e-mails marketing, a curiosidade é ótima para aumentar a conversão de uma push (número de usuários que clicaram na notificação e foram direcionados para o app). Um texto que aborde o assunto principal e instigue a curiosidade, chamando para conferir o resto ou ver todas as possibilidades pode aumentar a vontade de abrir para não perder a oportunidade.

 

5. Frequência de envio

Esse é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Quantos pushes são demais e quantas são poucas a ponto de fazerem os usuários esquecerem do seu app?

A verdade é que não existe um número certo. Isso vai variar da categoria do seu negócio, do conteúdo que está sendo enviado e até da época. Por exemplo, durante a Black Friday, a maioria dos varejistas aumentou muito o envio de pushes, especialmente no dia 24.

Contudo, voltamos ao ponto 1: relevância. Procure não enviar muitas notificações para o seu usuário, pois uma vez que ele silencia o seu app nas configurações, a comunicação com ele é perdida. Pior ainda se ele desinstalar o app!

 

6. Melhores horários para o envio

Segundo um estudo realizado pela Leanplum, os melhores horários de envio são entre 6h e 8h da manhã e entre 21h e 23h durante a semana. Isso faz sentido, uma vez que o uso de smartphone é maior fora do horário comercial e durante finais de semana.

Outro estudo pela Localytics, identificou que entre 10h e 13h é a melhor janela de horário, com a quinta-feira como o melhor dia da semana.

Como no tópico anterior, isso vai variar da natureza do seu negócio, da oferta que você estará divulgando com a notificação e o no fuso horário de cada região.

Faça vários testes A/B e descubra qual o melhor momento para converter mais. 

 

7. Mire no público certo

Quanto mais especial o cliente se sentir, mais chances você terá de converter em compra. Aqui, segmentação é CHAVE!

É muito importante você entregar o conteúdo certo para o público certo, pois todos possuem características particulares. O seu conteúdo é relevante para qual tipo de usuário? Segmente e mande as mensagens matadouras para quem vai querer recebê-la.

No Mobfiq, por exemplo, foi desenvolvido a opção de criar audiências para o envio de push. Assim, é possível enviar uma push lembrando o usuário que ainda não pagou o boleto, outra para quem abandonou o carrinho, outra para quem abriu uma página de produto mas não comprou, etc. Pode ainda enviar para grupos menos específicos, como, só para homens ou só para mulheres, etc.

 

Monitore e melhore

Após uma campanha estruturada e o start dos disparos, está na hora de avaliar os dados que foram obtidos e medir o que deverá ser melhorado. Nessa hora você deve ter atenção e analisar minuciosamente os detalhes do seu relatório. Observe informações como: horários com a maior taxa de abertura, quais campanhas tiveram mais cliques, taxa de desinstalação, número de comprar do produto ou número de acesso na categoria anunciada.

Depois dessa análise, verifique se seu objetivo foi alcançado. Por exemplo; se o seu objetivo era conversão de carrinho, quantas compras foram finalizadas após o envio de um produto ou campanha específica?  

Chegou a hora

Agora você já sabe o que é uma notificação push e as melhores práticas na utilização dessa ferramenta, aproveite e monte uma excelente campanha que vai converter cada vez mais clientes dentro do seu app.

The Author

O Mobfiq é um aplicativo nativo exclusivo para e-commerces e focado em aumento da conversão no mobile. O futuro do comércio eletrônico está aqui. Bem vindo ao mundo mobile!