Com a criação dos aplicativos mobiles, uma nova oportunidade de impactar o seu cliente foi criada. As Notificações Push (push notification, em inglês) tem permitido um contato mais direto com os seus clientes e os resultados têm se destacado bastante. Por isso, é fundamental conhecer os tipos que existem, como contribuem para melhorar o relacionamento com o seu público e aumentar a conversão nos aplicativos.

 

O que é uma Notificação Push? 

No mundo dos dispositivos móveis, as notificações push são mensagens enviadas para os usuários através do seu aplicativo. É considerada uma ferramenta muito útil, pois além de permitir que você entre em contato com seus usuários de forma mais efetiva, a taxa de conversão é maior do que outros tipos de comunicações como e-mail marketing.

 

Como funciona?

Assim que o usuário acessa o seu aplicativo pelo android ou iOS pela primeira vez, ele recebe uma solicitação de permissão de envio de push. Ao aceitar, ele concorda em receber os conteúdos enviados pelo seu app, que podem ser: texto, imagem, vídeo ou gif na tela do smartphone. Quando clicados, o usuário é levado para dentro do app e dependendo da ação que for configurada, ele pode ser direcionado para a home ou uma página específica (produto, categoria, resultado de busca).

 

Principais tipos de Push

Padrão

Envio de uma mensagem contendo somente texto que possui algumas configurações como agendamento de envio e segmentação do público-alvo.

Conteúdo

Nesse caso, as opções de conteúdo na mensagem são: imagem, vídeo ou Gifs, que irão aparecer como prévia quando a tela está bloqueada.

A abordagem é muito utilizada para enviar alguma arte de divulgação de campanha ou conteúdos engajadores, como, receita, foto de influenciador, divulgação de promoção, etc. Vale ressaltar que de todos os tipos de push, esse é o que possui a maior taxa de engajamento.

 

Configurações

Agendada ou por período

Essa configuração consiste em agendar o envio do seu push levando em consideração o melhor dia e horário.

Segmentação avançada

Esse tipo de configuração segmenta os seus usuários, ajudando a ficar cada vez mais próximo deles, garantindo que sua notificação alcance um público mais provável de converter. Além disso, ao enviar a mesma comunicação para todos, o interesse é menor, e poucas pessoas irão clicar, resultando em uma campanha com o CTR baixo.

Alguns exemplos do que se pode fazer com a segmentação avançada são:

  • Acompanhando a jornada de compra específica (adicionou ao carrinho, comprou, adicionou aos favoritos, etc)
  • Diferentes locais e horários de uso
  • Interesse específico em algumas categorias ou produtos.


Push de Localização Geofencing

É quando uma notificação é programada para ser disparada quando o usuário entra ou sai de um raio geográfico determinado. Por exemplo, a pessoa pode receber um push quando entra em um raio de 2km em torno de uma loja física da marca com uma mensagem “Venha aproveitar a nossa promoção de 15% OFF em toda a loja X”

Segundo um estudo da Localytics, 34% dos usuários móveis respondem positivamente a mensagens com ofertas especiais baseadas na sua localização.

 

Ações e campanhas que você pode realizar usando a Notificação Push

  • Boas vindas
  • Ofertas relâmpago
  • Lançamento de produtos
  • Campanhas por período – ex: Dia das Mães, Natal e Black Friday.
  • Lembrete de carrinho abandonado
  • Reengajamento

Conheça outras funcionalidade do Mobfiq no artigo PAINEL DE CONTROLE MOBFIQ | TUDO DO SEU APP À SUA MÃO

Como faço para enviar uma Push?

Na maioria dos casos é necessário a contratação de uma plataforma de disparo que realize o envio da notificação push, nesse caso, os valores e condições variam. Contudo, algumas plataformas de apps para e-commerce já contemplam o envio ilimitado de push nas assinaturas, como é o caso do Mobfiq por exemplo.