Em abril, foi lançado oficialmente no Brasil o Apple Pay. Trazendo facilidade e agilidade para os usuários do sistema operacional iOS, a nova forma de pagamento da Apple começou a sua implementação gradativamente e, em um primeiro momento, apenas alguns estabelecimentos foram escolhidos para usufruir dessa tecnologia. Dentre as empresas selecionadas, grandes varejistas online, o Supermercado Mambo foi uma das escolhidas por sua expressiva representatividade no mobile commerce.

A Mambo, uma rede de supermercados localizada no estado de São Paulo, com 33 anos de história e com crescimento esperado de 35% para o ano de 2018, aproveitou a oportunidade da demanda por um produto mobile e, em 2017, ampliou seu negócio, investindo na criação de um aplicativo.
Desenvolvido pelo Mobfiq, plataforma da Fulllab de aplicativos nativos para e-commerces, hoje o seu canal de vendas mobile representa uma fatia essencial no faturamento da empresa.

Adaptações necessárias

Para a implementação do Apple Pay no aplicativo da Mambo, foi necessário redesenhar algumas etapas do fluxo de fechamento de compras do Mobfiq. Para fazer essas alterações, designamos uma equipe de desenvolvedores e profissionais da área de UX, que juntos conseguiram montar a estrutura necessária que desse suporte para a nova forma de pagamento.

Para a Apple, a privacidade e a segurança fazem parte dos seus pilares e por isso, tivemos que corresponder aos seus pré-requisitos para a implementação da tecnologia. Dessa forma, a Apple exige que todas as plataformas envolvidas apresentem um certificado de segurança específico e que o processo deve ser previamente aprovado por eles.

Parte técnica

Após o alinhamento básico, o Mobfiq contemplou a integração da tecnologia e o protótipo foi enviado para a Apple, que nos retornou com alguns ajustes. O próximo passo foi importar um framework, chamado Passkit, incluído no SDK do iOS que tem todas as APIs necessárias para implementar as funcionalidades, como: métodos de pagamento, endereço de envio, valor e informações da transação (aprovado, em andamento, finalizado).

Maiores vantagens do Apple Pay

Para o cliente que possui a wallet configurada no seu dispositivo, o Apple Pay já aparece como opção de pagamento no fechamento do carrinho. Um dos maiores intuitos dessa implementação é facilitar a vida do usuário, uma vez que não é solicitado constantemente o preenchimento de informações pessoais, endereço de entrega e dados do cartão, além do pagamento ser confirmado apenas utilizando o Touch ID ou Face ID.

Além da vantagem de ser um sistema ágil, a segurança fornecida para o usuário é um dos maiores atrativos, uma vez que, sempre que o cliente efetuar uma compra, o Apple Pay usa um número específico e cria um código de transação único. Desse modo, os dados do cartão não são armazenados no dispositivo, nos servidores da Apple e não são compartilhados com as lojas.

O número criado é chamado de Device Account Number e é armazenado no Secure Element, um chip desenvolvido e certificado para armazenar informações de pagamento, que fica dentro do dispositivo.  

Resultados da implementação

Após conhecer todo o processo e as características específicas, o projeto foi implementado e tem sido um sucesso a adesão no app da Mambo.  

A cada dia que passa, mais clientes aderem a essa forma de pagamento que tem previsto um salto no seu crescimento nos próximos 6 meses.

Vale lembrar que essa nova funcionalidade só é compatível com os dispositivos: iPhone SE, iPhone 6 e versões posteriores e o Apple Watch.

Conclusão

Hoje, os clientes Mambo que possuem iPhone já podem utilizar e finalizar as compras de forma mais rápida e segura com o Apple Pay. Agora, após esse projeto piloto com a Mambo, outros clientes Mobfiq como Polishop, Cobasi e outros, já estão no processo de ganhar a integração com essa interface de pagamento também. E a grande expectativa é que as vendas mobile cresçam ainda mais e comecem de fato a corresponder ao tráfego mobile que já supera o de desktop em diversos e-commerces brasileiros.