Divulgar um aplicativo pode parecer difícil e caro à primeira vista. Mas não se preocupe pois você pode se sair muito bem e obter ótimos resultados gastando pouco!

 

Seu aplicativo está pronto, lindo e publicado na App e Play Stores. Agora é só esperar, certo? Errado. Você ainda precisa divulgá-lo para que todos fiquem sabendo dessa novidade! Só assim ele terá muitos downloads e você conquistará uma boa base de usuários para construir um relacionamento duradouro.

Mas a verdade é que ninguém quer gastar muito para começar a divulgar um aplicativo, certo? Na maioria das vezes o projeto do app já leva toda a verba que você tem, e falta recursos para investir em divulgação.

Por isso decidimos levantar algumas super dicas! Foque nos canais e recursos que sua loja já possui e confira a nossa lista abaixo:

Pontos de vendas e Vitrines

Estudos sobre comportamento do consumidor indicam que mais de 80% das pessoas usam os smartphones para obter mais informações de um produto enquanto estão dentro de lojas físicas. Isto é, seus compradores já usam o celular enquanto estão dentro de sua loja física!

A melhor opção, então, é que pesquisem em seu app e não no de seu concorrente. E se fidelizar seus clientes é um de seus objetivos, por que não avisá-los sobre esse novo canal de vendas e de relacionamento?

Dentro de sua loja, existem diversos pontos que podem ser utilizados para criar um primeiro contato do aplicativo com o consumidor. Entre eles estão:

  • Display próximo ao caixa de pagamento: incentiva uma nova compra pelo aplicativo sem atrapalhar a venda que já foi realizada dentro da loja.
  • Adesivos nas vitrines: tem a capacidade de impactar ainda mais pessoas e se torna uma alternativa de canal de vendas para quem se interessou pelos produtos, mas não teve tempo de entrar na loja.
Como divulgar um aplicativo no ponto de venda? Exemplo da loja Polishop em display nos caixas

Divulgação do app da Polishop em display nos caixas dos pontos de venda

SEO dentro das lojas de aplicativos

Os recursos de otimização de busca oferecidos pelas lojas de aplicativos, como App e Play Stores, são poucos se comparados aos dos buscadores. Ainda assim, não devemos ignorá-los. Capriche na hora de escrever uma descrição para o seu app e aproveite para incluir tags e palavras-chave relacionadas. Pesquise também quais são as palavras mais usadas pelos seus concorrentes e quais combinam mais com o seu público. Assim, seus potenciais usuários encontrarão seu aplicativo com mais facilidade dentro das lojas.

Site mobile ou responsivo

A maioria das lojas já utiliza o site mobile ou responsivo para divulgar o próprio aplicativo. A Dafiti, por exemplo, é uma delas. Isso porque elas entendem que o cliente mobile é muito mais propenso à baixar o aplicativo do site que visita.

Por isso, ao entrar em um site mobile, são vistos landing pages ou anúncios do aplicativo convidando o usuário à baixar o app do e-commerce acessado. Esses recursos possibilitam o cliente escolher a experiência de navegação que deseja: uma experiência de compra completa em um aplicativo nativo ou uma pesquisa rápida no site mobile. Como resultado, você terá mais downloads orgânicos, otimização da navegação e aumento de sua conversão.

Como divulgar um aplicativo com uma landing page? Exemplo da loja Dafiti

Divulgação do app da Dafiti em landing page

Vídeos nas Redes Sociais

Os gifs se tornaram muito populares nas redes sociais devido à facilidade para criá-los e compartilhá-los. O Snapchat e o Instagram Stories também vieram para ficar e provaram o sucesso dos vídeos com poucos segundos.
E muito tem se falado sobre o poder dos vídeos como impulsionador de vendas, mas o que não se explica é a simplicidade com que se pode produzir um vídeo que vai trazer bons resultados para o seu negócio. Então, por que não aproveitar o sucesso da relação vídeo + redes sociais para divulgar um aplicativo?
Existem ferramentas gratuitas, como o Lookback, que permitem gravar em vídeo a tela do seu celular. Em poucos minutos, você consegue fazer uma pequena demonstração do seu aplicativo, exportar em formato de vídeo e colocar nas redes sociais da sua marca. Só não se esqueça de colocar o link para download das versões Android e iOS nas postagens!

 

Gostou das sugestões? Teve alguma outra ideia? Tem experiência com divulgação de aplicativos? Então conta pra gente aqui nos comentários!